Entrevista com Mestre Jiu Jitsu Humberto Tavares, que fala sobre o crescimento do MMA
quarta-feira, 07 de março de 2012

Por Fernanda Grether
Foto arquivo pessoal
Líder da Corpo e Mente, o mestre Humberto Tavares vê com bons olhos o crescimento do MMA, já que acredita que boa parte dos atletas da modalidade comecem pelo Jiu-Jitsu, especialidade da sua equipe. Em entrevista exclusiva à TATAME, o professor conta que o número de alunos tem aumentado bastante mesmo no período de férias, explicando que, além das sedes da Bahia, Pernambuco e outras cidades brasileiras, a Corpo e Mente já tem filial da equipe em Mar Del Plata, na Argentina, e Humberto quer mais. “Estamos dando também os primeiros passos em outros países”, revela Tavares, mandando um recado: “Temos vários atletas que estão prontos para estrear no MMA”.
Quando perguntado sobre uma possível perda da filosofia da arte suave por conta da febre nas artes marciais mistas, Humberto foi implacável. “Essa preocupação com a filosofia está na nossa metodologia de ensino e todos nossos instrutores estão preparados para transmitir esses conhecimentos”.
E, para 2012, os planos não poderiam ser diferentes. “Nosso planejamento para 2012 é participar mais das competições fora do nordeste. Com certeza vamos trabalha mais do que em 2011 para que o crescimento seja cada vez maior”. Confira abaixo a entrevista completa com o professor que leva na cintura o quarto dan de Judô e quarto grau da faixa preta de Jiu-Jitsu.
Como estão os treinos na academia?
Estão bons. Para nossa surpresa, aumentou o número de praticantes neste período de férias, onde geralmente as academias dão uma caída. O número de praticantes de Jiu-Jitsu aumentou bastante aqui na Corpo e Mente.
Como foi o final de ano para a Corpo e Mente?
Graças a Deus foi ótimo.
Que balanço você faz de 2011?
Um ano excelente para nossa equipe, estamos em uma constante crescente, conquistamos vários títulos em 2011, aumentou o nosso número de faixas-pretas. Inclusive já estamos com a filial em Mar Del Plata, na Argentina, além de manter a hegemonia e conquista do Campeonato Baiano. Conquistamos também o Campeonato Pernambucano de 2011, mostrando nosso crescimento também em Pernambuco.
As artes marciais já viraram febre no Brasil, principalmente com a popularização do UFC. Isso tem refletido numa maior procura por aulas? A academia está cheia?
Sem dúvidas que a mídia tem dado uma grande força para o Jiu-Jitsu, pois a maioria dos atletas de MMA são do Jiu-Jitsu e, com isso, temos aumentado nossos horários para atender o publico interessado.
Com o MMA em alta, você teme que as pessoas deixem de lado um pouco a parte da filosofia do Jiu-Jitsu? Como vocês lidam com isso?
Os praticantes de Jiu-Jitsu que entram no MMA geralmente já são graduados e têm os conhecimentos da filosofia oriental. Porém, as pessoas que têm nos procurado para iniciar a prática não sabem que a arte tem uma filosofia, então cabe a nós, professores, fazer este trabalho com os iniciantes. Com certeza, essa preocupação com a filosofia está na nossa metodologia de ensino e todos nossos instrutores estão preparados para transmitir esses conhecimentos.
Vocês só disponibilizam aulas de Jiu-Jitsu ou já estão inserindo outras modalidades?
Aqui na Corpo e Mente, principalmente na sede em Feira de Santana, temos diversas modalides: Jiu Jitsu, Judô, Jukadô (defesa pessoal), Muay Thai, Submission, MMA, Tai Chi Chuan, ginástica e musculação.
A Corpo e Mente tem diversas filiais espalhadas pela Bahia e outros estados. Qual é o próximo passo para o crescimento da equipe?
Sem dúvida que estamos trabalhando com este objetivo e, além das filiais que temos na Bahia e Pernambuco, já estamos também em outros estados do Brasil e com a equipe forte em Mar Del Plata, na Argentina, onde disputamos um torneio em 2011 e conquistamos o título de campeão por equipes. Estamos dando também os primeiros passos em outros países.
Depois de um ano de tantas conquistas, quais são os planos da equipe para 2012?
Nosso planejamento para 2012 é participar mais das competições fora do nordeste. Com certeza vamos trabalha mais do que em 2011 para que o crescimento seja cada vez maior. Temos vários atletas que estão prontos para estrear no MMA.
Quer acrescentar mais alguma coisa ou mandar algum recado?
A nossa equipe, Corpo e Mente, busca realizar um trabalho holístico, onde não só a competição é importante, mas sim a harmonização entre o corpo e a mente, a compreensão entre homem e universo. Buscamos, sobretudo, uma melhor qualidade de vida e, acima de tudo, formar o cidadão para o bem da humanidade.
https://www.tatame.com.br/clubedasacademias/materia.php?apelido=Humberto-Tavares