Especial Hélio Gracie (Jiu-Jitsu)

26/03/2012 18:01

 

Hoje vamos fazer um especial Hélio Gracie, a honra que aquele grande homem deixou em nossos corações, competidores, alunos, iniciantes, e não praticantes do Jiu Jitsu.

Hélio Gracie, nasceu em Belém do Pará, no dia 1 de outubro de 1913. Era um rapazinho magrelo, devido a sua saude fraca, Hélio, o mais franzino dos Gracie não podia treinar o Jiu Jitsu tradicional ensinado pelo seus irmãos, como Carlos Gracie.

Observador, Hélio passou a acompanhar as aulas de Carlos, aprendeu todas as técnicas e ensinamentos. Hélio aprimorou a parte do solo e através do uso do dispositivo Alavanca, que dava-lhe a força extra pelo qual não possuía, criando assim o Jiu Jitsu Brasileiro (hoje conhecido como Brazilian Jiu Jitsu) . No dia 29 de Janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado as raízes do esporte que ensinou e difundiu por todo o planeta.

Mensagem do Mestre Hélio: ” O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu. ”